Vila de Prado: Milhares de pessoas assistiram à Procissão dos Passos 2018!

A chama da tradição continua bem acesa na Vila de Prado, que voltou a recriar os últimos passos de Jesus Cristo na Terra com um cortejo de enorme beleza e imenso simbolismo. Um autêntico mar de fé inundou as principais artérias da freguesia e criou uma bela moldura humana que ajudou a dar brilho redobrado à ocasião. Com periodicidade bienal, a edição de 2018 da Procissão dos Passos realizou-se no passado domingo, 25 de março, contou com a participação de centenas de figurantes e cativou milhares de espectadores.

Como é habitual, a meio da tarde, o cortejo partiu da Igreja da Vila em direção à Capela do Bom Sucesso, no Largo de S. Sebastião, em pleno centro urbano da freguesia. Uma demonstração de fé, preparada com paixão, dedicação e afinco, que não deixou ninguém indiferente. A cor dos andores floridos. A minúcia e o detalhe das recriações.  Soldados romanos e anjos alados, a nobreza sumptuosa e a plebe singela, personagens bíblicas e de época. Centenas de figurantes trajados a rigor, de todos os tamanhos e idades, levaram a plateia numa emocionante viagem no tempo.

A atuação das duas bandas musicais, a participação de várias forças vivas da freguesia (associações, grupos, empresas, pessoas a título individual…) e a bela moldura humana que habitualmente preenche o coração da Vila de Prado ajudaram a dar um colorido ainda mais especial ao evento. Foi no Largo de S. Sebastião, a meio do percurso, que teve lugar o apogeu da procissão, num momento que colocou as emoções à flor da pele. O encontro entre a figura da Virgem Maria e de Jesus Cristo criou um momento impactante e de grande carga emotiva, adensado com uma narração emotiva e eloquente (que apelou ao sentimento dos presentes) e uma excelente performance de canto da ‘Verónica’ (interpretada por Ana Machado).

O retrato do percurso palmilhado por Cristo em busca da redenção da humanidade terminou com o regresso da Procissão ao ponto de partida, a Igreja da Vila, onde tem lugar a rendição do centurião. A Junta de Freguesia da Vila de Prado apoiou ativamente a iniciativa, tal como várias associações locais, que colaboram com a paróquia e com a Comissão encarregue da Procissão dos Passos para dar corpo a uma antiga e muito acarinhada tradição pradense.