Um fim de semana de festa para celebrar a elevação de Prado a vila!

A Vila de Prado esteve em ambiente de festa e convívio durante o passado fim de semana, 16 a 18 de junho. Três dias de música ao vivo, tradição, desporto, confraternização e muita alegria. O calor abrasador não demoveu a vontade de milhares de pessoas que passaram pelo Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira), e aproveitaram as tasquinhas existentes no recinto para garantir as bebidas frescas que iam sacudindo o calor e as tradicionais iguarias da gastronomia regional para aconchegar os estômagos.

Uma iniciativa organizada com o intuito de celebrar o 26º aniversário da elevação de Prado a vila. A efeméride celebra-se hoje, 20 de junho, e, como é habitual, as festividades desenrolam-se no fim-de-semana mais próximo da data. O centro urbano da vila transformou-se num palco privilegiado para o encontro de amigos e conversas noite dentro, fomentando o convívio e estreitando os laços entre a comunidade através de inúmeros momentos de descontração e diversão. Em simultâneo, as Festas da Vila de Prado contribuem para a promoção e divulgação da freguesia, atraindo milhares visitantes à margem direita do Cávado e ao concelho de Vila Verde. Um investimento que permitiu impulsionar a economia local e a agenda cultural do concelho e de toda a região.

O balanço é positivo

No último dia das Festas, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico incêndio que assolou Pedrógão Grande e que ceifou a vida a mais de sessenta pessoas. De seguida, teve lugar a intervenção do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, que começou por agradecer a colaboração de várias associações e coletividades locais, que participam ativamente e ajudam a enriquecer a iniciativa. O autarca pradense fez um balanço positivo da edição de 2017 das Festas da Vila de Prado, apesar de reconhecer a necessidade de alguma contenção financeira, decorrente de “outros projetos que a Junta tem em curso”.

 Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, deixou rasgados elogios à comunidade pradense. “Uma terra que deseje sucesso precisa de obras, naturalmente, mas também precisa de viver a sua cultura e a sua tradição. Prado é uma vila muito rica, com inúmeras associações e instituições, coletividades desportivas com representação nacional e internacional”, referiu o edil, acrescentando que “é importante valorizarmos estes momentos, o presidente da Junta está de parabéns pelo trabalho desenvolvido na Vila de Prado”.

Três dias de música, convívio, desporto, tradição e amizade

Na primeira noite, 16 de junho, o grande destaque vai para o espetáculo de música ao vivo protagonizado pelo grupo Rock 7. A banda de Vieira do Minho está em tour pelo país durante o verão e parou na margem direita do Cávado para um concerto animado e divertido, com uma energia muito positiva que acabou por contagiar o recinto. O segundo dia começou com um hino ao desporto rei, em que os mais novos puderam expor todo o seu talento perante uma plateia ruidosa e bastante animada. Os jogos começaram de manhã bem cedo e só terminaram ao final da tarde. Além do clube anfitrião (GD Prado), o torneio contou com a participação de equipas como Benfica e Boavista, além de vários clubes de toda a região, nos escalões de Benjamins e Infantis.

A tradição ainda é o que era

Um pouco mais tarde, pelas 20h30, tempo para os atletas da secção de Taekwondo do GD Prado fazerem uma demonstração do enorme talento que faz destes jovens multipremiados referências nacionais na modalidade. A partir das 21h15, o Festival de Folclore mostrou claramente que na Vila de Prado a tradição ainda é o que era. Dos trajes às alfaias agrícolas, passando pelas letras e melodias, os presentes puderam assistir a uma mostra da genuinidade da cultura minhota, num serão extremamente animado. O Festival começou com o desfile dos diversos grupos participantes e prosseguiu com as atuações em palco, perante largas centenas de espectadores que vibraram ao som da música popular e brindaram os grupos participantes com chuvas de aplausos.

Na última noite, 19 de junho, o destaque vai para a atuação do sobejamente conhecido grupo musical Canto Verde. A banda vilaverdense desfilou em palco um reportório que explanou a beleza e a alma da música tradicional. Um pouco depois, pelas 24h00, a edição de 2017 das Festas da Vila de Prado encerrou com uma majestosa sessão de fogo-de-artifício.