Escuteiros de Prado iniciam ação de reflorestação e preservação ambiental!

Os escuteiros pradenses levaram a cabo, no passado sábado (25 de novembro), uma ação de cariz ambiental no Rio de Febros. A proximidade ao Dia da Floresta Autóctone (24 de novembro) deu o mote para a atividade do Agrupamento 16 do CNE (Corpo Nacional de Escutas), que se propôs a realizar uma caminhada de recolha de informação da ribeira e de reflorestação com a plantação de carvalhos.

O Agrupamento da Vila de Prado ‘apadrinhou’ recentemente um troço do ribeiro (500 metros), no âmbito do Projeto Rios, e aproveitou a tarde para um registo mais aprofundado sobre o braço de água que lhe ficou adstrito, com o objetivo de monitorizar a evolução das condições no local e sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação ambiental.

A atividade decorreu com o apoio de uma monitora do Projeto Rios e permitiu registar indicadores como a temperatura da água, a distância entre as margens e a profundidade, entre outro. Durante a tarde, foram também identificadas diferentes espécies de fauna e flora. Por esse motivo, acabou por não haver tempo para a plantação de carvalhos e a ação de reflorestação foi adiada uma semana, estando agendada para o próximo sábado, 02 de dezembro.