Sociedade Columbófila de Prado encerrou a campanha 2017 com entrega de prémios e jantar convívio!

A Sociedade Columbófila da Vila de Prado reuniu a ‘família’, no passado dia 15 de novembro, para encerrar com chave de ouro a campanha de 2017. O serão juntou cerca de oitenta pessoas, entre associados e familiares, num jantar de convívio e confraternização, que incluiu também a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores das competições internas organizadas pela coletividade. A sessão contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, do Secretário da Junta, Higínio Castilho, e do vereador do Desporto do Município de Vila Verde, Patrício Araújo.

Agora é tempo de descansar e recuperar energias, mas o descanso será curto. A campanha de 2018 arranca já em janeiro e estende-se até novembro do mesmo ano, com um total de 18 provas, divididas em três categorias distintas. São seis provas de Velocidade (até 250 Kms de distância), seis provas de Meio Fundo (300 a 450 Kms de distância) e de Fundo (500 a 1000 Kms de distância). Distâncias impressionantes, que atestam de forma categórica a capacidade de resistência e o enorme sentido de orientação destas aves, meticulosamente treinadas pelos amantes da arte antiga da columbofilia.

A Sociedade Columbófila da Vila de Prado comemorou este ano o 35º aniversário, apresentando-se como uma associação com história e pergaminhos na Vila de Prado, no concelho e em toda a região, com participações em várias provas nacionais e internacionais. A columbofilia é um desporto que já viu melhores dias a nível nacional (já teve mais praticantes), mas que mantém na Vila de Prado um núcleo sólido de amantes da arte e a associação está de pedra e cal na freguesia. Tem a sua sede em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Vila Verde na antiga escola de Francelos.