Feira semanal prestes a regressar ao Largo de S. Sebastião

A Feira Semanal da Vila de Prado está prestes a regressar ao Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira) e hoje, 13 de dezembro, a Junta de Freguesia da Vila de Prado entregou uma missiva personalizada a cada feirante com as primeiras indicações sobre o funcionamento do certame assim que retornar ao seu espaço natural. A autarquia pradense começou a missiva por pedir desculpa pelos atrasos ocorridos para a data da mudança, factos decorrentes das obras de requalificação, que por agora não interessa detalhar, já que “o importante é que vai mesmo mudar!”, como se pode ler no documento. O executivo socialista liderado por Paulo Gomes estabeleceu também os primeiros critérios para a mudança para o novo espaço. 

Será mantida a metragem de frente que cada feirante detinha no espaço “antigo” e que está inscrito na ficha de registo de cada um, não atribuir mais do que 8 (oito) metros de frente, tendo cada feirante apenas direito a 1 (um) lugar por forma a poder incluir TODOS os feirantes no espaço agora requalificado. A profundidade dos lugares será igual para todos (4 metros), variando apenas a metragem de frente. Os comerciantes já tinham sido informados na altura da mudança, que o local provisório foi criado com lugares maiores que os que estarão ao dispor no Campo da Feira, já que tinham mais metragem de frente em comparação ao que alguns feirantes detinham no espaço anterior.

Cada feirante foi do nome e espaço comercial registado na sua ficha e ainda a metragem de frente prevista atribuir no novo espaço. Por seu turno os feirantes podem pedir esclarecimentos no prazo de 5 dias por escrito na secretaria da Junta de Freguesia, sendo certo que não vai ser dada resposta a pedidos para alteração de metragem diferente (superior) daquela que está inscrita na ficha de registo nem pedidos de lugares superiores a 8 metros de frente. Informa também a autarquia da Vila de Prado, que, caso não tenha sido entregue a documentação pedida há cerca de dois meses, que comprove a atividade comercial aberta e legal na Autoridade Tributária, o feirante deverá considerar o seu lugar como suspenso. Segundo Paulo Gomes, presidente da Junta de Freguesia, estamos a falar de um requisito legal que, de forma justa, visa conceder espaços comerciais apenas aos feirantes que se encontram em situação legal para exercer a sua atividade comercial.

A autarquia pradense tem trabalhado com afinco e em articulação com outras entidades. A título de exemplo, a Associação Feiras e Mercados da Região Norte, tem partilhado o respeitante a legislação e trabalhado na recolocação de feirantes, tendo chegado agora à fase para a alocar todos os feirantes. Estão também já definidas todas as zonas de circulação de pessoas e espaços/lugares não aglomerados para produtos de maior procura, para que não se verifique uma centralização nos produtos mais procurados. Uma medida que visa incitar os visitantes a circularem por todo o espaço da feira, potenciando e incrementando as oportunidades de negócio para todos os comerciantes.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, considera o processo extremamente importante, uma vez que antes da colocação das peças que vão fixar as tendas ao pavimento e da alocação definitiva de feirantes (que está para muito breve). A intervenção a nível de peças de fixação das tendas será suportada pela Junta pradense com uma comparticipação simbólica de cada feirante. “Os preços dos lugares serão elaborados de forma justa e equilibrada, tendo em linha de consideração a localização do espaço de venda. Não se prevê ultrapassar o valor máximo atual cobrado por m2”, afirmou Paulo Gomes  

O autarca socialista da Vila de Prado referiu não escondeu a satisfação pelo regresso do certame a um local que ‘lhe assenta como uma luva’. “A forma que encontrámos para disposição da feira, não atribuindo mais do que 8 metros por lugar e disponibilizando apenas um lugar por feirante, permitirá de uma forma justa receber todos os feirantes efetivos que já tinham no lugar na nossa feira semanal. Será certamente mais uma vitória desta autarquia contra vozes que se levantavam e que diziam que a feira nunca mais voltaria ao seu antigo lugar”, vincou Paulo Gomes.