Adriana Malheiro: Talento pradense a caminho do futebol espanhol!

Foi nos campos da Vila de Prado que Adriana Malheiro descobriu o gosto pelo mundo do futebol. Era criança e já preferia jogar à bola com os primos que brincar com bonecas. Pouco depois, começou a realizar muitas horas de treino com os rapazes e chegou a ser convocada para algumas partidas, mas sentia uma certa vergonha ou pouco à vontade para jogar.

Entretanto, surgiu a oportunidade de jogar futebol 11 feminino e começou a alinhar de verde e branco. Após oito anos consecutivos a vestir à camisola ao Vilaverdense FC, chegou a hora de Adriana Malheiro seguir caminho e abraçar um novo desafio em terras de nuestros hermanos, ao serviço do Viajes InterRías. No entanto, também não esconde o carinho pela terra que a viu nascer e confidencia que “gostava que Prado tivesse uma equipa de 11 de futebol feminino”.

Prado, a terra que leva no coração

Com vinte e dois anos de idade acabadinhos de fazer, Adriana abraça uma nova etapa na vida profissional e, até mesmo, pessoal que a fez viajar para o país vizinho.  No relvado do Faial, com o rio Cávado e a velha  (mas charmosa) Ponte Filipina (Ponte de Prado) em pano de fundo, a jovem atleta testemunhou na primeira pessoa o que lhe vai na alma e no coração.

Apesar de estar muito ansiosa pela experiência nova, olha em redor e transparece de forma cristalina o orgulho que tem pela Vila de Prado. Nasceu, cresceu e aprendeu muito na vila que guarda no coração. Com uma expressão nostálgica, Adriana garante: “Claro que vou sentir a falta disto aqui. Do rio, desta calma. Eu costumo vir aqui muitas vezes, ver o pôr do sol… lindo”. E não é só da terra que vai sentir saudades: “Vou sentir falta da minha família, dos meus amigos... mas também é num instante que as venho cá colmatar”.

É também com grande sentimento e emoção que fala sobre o que viveu, durante oito anos consecutivos, no clube vilaverdense: “Levo tanta coisa destes tempos, sou mesmo muito grata por tudo...eu sou a mais velha no que diz respeito ao número de anos por lá, passei por vários treinadores, práticas e metodologias diferentes, mas acho que todos contribuíram todos para o meu crescimento”. Confessa entre um sorriso bem visível que, durante os últimos dois a três anos, vivenciou as melhores temporadas: “Tive mais oportunidades, fui mais feliz lá”. No entanto, reconhece que “todos foram bons, principalmente, pelas grandes amizades que fiz”.

Viajes InterRías: um verdadeiro desafio para Adriana

Adriana parte para Sanxenxo, a menos de duas horas de automóvel da terra Natal, para defender o emblema do Viajes InterRías, uma equipa que se encontra na 3ª divisão espanhola e na 1ª do campeonato galego. As cores são diferentes, mas a garra é a mesma. O convite foi feito em Abril e, segundo as palavras da jogadora, a proposta foi bastante ponderada: “Ainda estou a acabar a minha licenciatura (falta-me fazer a tese), mas como só vou entregar em outubro dá para conciliar tudo”. Um dos fatores que ajudou a decidir foi o facto de irem “duas colegas da equipa para lá, que conheço bem e de quem gosto muito”.

Encara a nova jornada como uma conquista que a deixa motivada para continuar: “Ter uma oferta no estrangeiro é ótimo para mim! O campeonato espanhol é bom e, em comparação com português, dão mais oportunidades às mulheres, dão mais condições e não é só em termos de salários”.

Adianta também que “cá, tudo gira à volta de dois ou três clubes  e são esses que escolhem a dedo, que contratam e claro que não é qualquer pessoa que consegue... O poderio deles faz com que os outros sejam esquecidos”. Não aceitando bem esta realidade, a jogadora sublinha que “nós somos os primeiros dos pobres, os grandes é que ocupam os melhores lugares, são os favorecidos... nós nunca recebemos nada.” Em contrapartida, a desportista vê com bons olhos a evolução do futebol feminino. “Quando entrei era impensável um jogo feminino ser transmitido na televisão, agora já temos a final do futebol feminino na RTP1”. Acredita que “é assim que futebol feminino cresce”.

Adriana Malheiro vive agora um novo ciclo e nós estamos a torcer por ela. Boa sorte craque!