COVID-19. Portugal entra em Estado de Emergência com recolher obrigatório

O país vai entrar, esta segunda-feira (9 de novembro), em Estado de Emergência, face à preocupante evolução do número de casos de COVID-19. Das novas medidas impostas pelo Governo destaca-se o recolher obrigatório, em dias úteis, das 23h às 5h, e ao fim-de-semana, das 13h às 5h, nos 121 concelhos de risco, nos quais se inclui o concelho de Vila Verde.

Conheça as principais regras que vão vigorar a partir de amanhã e até ao próximo dia 23 de novembro, data em que o Estado de Emergência poderá vir a ser prolongado:

-    Limitação da circulação na via pública, em dias úteis, entre as 23h e as 5h, nos 121 concelhos de risco. Exceções: deslocações para o trabalho, regresso ao domicílio, situações de emergência, passeio higiénico na proximidade da habitação ou o passeio de animais de estimação, entre outras.

-    Limitação da circulação na via pública nos dois próximos fins-de-semana, a partir das 13h e até as 5h do dia seguinte, exceto nas situações acima mencionadas.

-    Possibilidade de realização de medições da temperatura corporal no acesso ao local de trabalho, estabelecimentos de ensino, transportes públicos, espaços comerciais, culturais ou desportivos.

-    Possibilidade de realização de testes de diagnóstico em estabelecimentos de saúde e de ensino, em lares, à entrada e saída do território continental ou em outros locais, por determinação da DGS.

-    Utilização de estabelecimentos de saúde dos setores privado e social.

-    Mobilização de recursos humanos para reforçar capacidade de rastreio (ex: para realização de inquéritos epidemiológicos, rastreio de contactos, seguimento de pessoas sob vigilância ativa).

Para mais informações, consulte o site do Governo https://bit.ly/3eE2BLX

 

Contamos consigo, juntos vamos ultrapassar esta crise!