Festa das Colheitas de Prado foi um sucesso tremendo!

A Festa das Colheitas de Prado vai apenas na sexta edição, mas a iniciativa já conquistou uma enorme legião de fãs. Largos milhares de pessoas passaram pelo recinto (localizado nas imediações da Igreja Nova), durante os três dias de festa, 22 a 24 de setembro. As iguarias da gastronomia regional, a recriação de práticas agrícolas tradicionais, o cortejo etnográfico, o bazar de oferendas, as cerimónias religiosas, a animação do folclore e da música popular. Um autêntico hino à cultura popular e à genuína tradição na nossa vila e de toda a região minhota, que arrastou um autêntico mar de gente à Vila de Prado.

A iniciativa foi organizada pela paróquia da Vila de Prado e por um grupo local de voluntários, com o apoio da Junta de Freguesia da Vila de Prado, que trabalham com afinco para organizar um evento cada vez mais consolidada na agenda cultural do concelho e de toda a região. O pároco da Vila de Prado, João Alberto Correia, mostrou-se bastante agradado com o espírito de união demonstrado pela comunidade na organização de uma atividade de cariz lúdico e cultural, que proporciona sadios momentos de convívio e confraternização entre pradenses e visitantes, ajudando em simultâneo a preservar e divulgar a tradição do Minho. A receita obtida com a Festa das Colheitas reverte a favor de uma intervenção de requalificação da Capela de S. Tiago.

Presente no local, o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, deixou fortes elogios à organização do evento. “Gostaria de dar os parabéns à organização da Festa das Colheitas de Prado pela forma determinada e altruísta como abraçaram este desafio e em particular ao Sr. Padre João Alberto Correia, que imprimiu um dinamismo assinalável na Vila de Prado com esta iniciativa. A tradição pradense está bem viva, as pessoas têm orgulho na sua vila e nas suas raízes. Esta festa já é uma referência da agenda do concelho”, afirmou Paulo Gomes.