Biclas & Borgas 2018 juntou mais de 300 amantes de desporto e natureza!

O Biclas & Borgas continua a afirmar-se como um dos mais afamados e acarinhados passeios de BTT de toda a região, como comprovaram os mais de 300 participantes que este ano aceitaram o repto da organização e embarcaram numa jornada de desporto, natureza, amizade e muita diversão. Como é habitual, a iniciativa realizou-se no dia 25 de abril e serviu também para assinalar simbolicamente o aniversário da Revolução dos Cravos, que colocou um ponto final na ditadura e devolveu a liberdade aos portugueses. O passeio foi organizado pelos Amigos do GDP (Grupo Desportivo de Prado), que contam com o apoio a Team da Elite, da Junta de Freguesia da Vila de Prado e do Município de Vila Verde.

S. Pedro resolveu ajudar à festa brindando os participantes e a organização com um céu azul e um sol radioso, num dia de primavera com um ligeiro travo a verão.Pelas 08h00, a azáfama já era grande e as bicicletas já iam tomando conta da bela avenida do Cávado. Uma hora mais tarde, os betetistas arrancavam do Parque de Jogos do Faial (Campo do GD Prado) e começava uma aventura que atravessou oito freguesias distintas do concelho de Vila Verde. No Biclas & Borgas não há classificação e todos os participantes são vencedores, só perdeu mesmo quem ficou de fora. É “um passeio puro e duro”, como refere a organização do evento, que “tem como principais preocupações a beleza dos trilhos e paisagens, e com estas proporcionar, ano após ano, momentos de muito prazer, diversão e adrenalina!”. Entre praias fluviais, antigas azenhas e quintas, a edição deste ano focou-se em trilhos ribeirinhos, junto ao Rio Cávado, que levaram os participantes à (re)descoberta de paisagens naturais de rara beleza.

A sustentabilidade ambiental da iniciativa é de louvar, afirmando-se como uma das grandes preocupações dos Amigos do GDP e um exemplo a seguir por eventos do mesmo género. A organização distribuiu água durante o percurso sem entregar vasilhame. Em vez de entregar as habituais garrafas de água, optou por abastecer o vasilhame (bidão/camelbak) dos participantes ou fornecer um copo de água para se beber no local de reabastecimento. “Desta forma, pretendemos evitar ‘lixo’ e desperdício de água ao longo dos trilhos. O objetivo é deixar os trilhos no mesmo estado de limpeza (ou melhor!)”, avança a organização através do blog oficial do evento. A iniciativa arrancou em 2012 e, desde então, já atravessou (e divulgou) dezenas de freguesias vilaverdenses.