Concertos de Natal abrilhantaram a quadra na Vila de Prado

A quadra natalícia ganhou encanto redobrado na Vila de Prado com os três excelentes espetáculos musicais preparados pelos alunos e professores da Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado. Os Concertos de Natal colocaram em evidência o imenso potencial das dezenas de jovens que frequentam a escola pradense, ajudaram a enriquecer a agenda cultural da região e trouxeram ao coração da vila as performances de elevada qualidade a que já habituaram o público.

Os espetáculos realizaram-se nos dias 10, 15 e 17 de dezembro. O primeiro e o último decorreram no auditório da sede da Junta de Freguesia da Vila de Prado e o do dia 15 decorreu nas instalações da EB 2,3 de Prado. Além da qualidade das performances, todos têm em comum uma bela moldura humana. O público não se fez rogado e compareceu em massa, brindando com chuvas de aplausos os jovens artistas que desfilaram em palco o sublime e inebriante perfume da música, cativando a plateia do primeiro ao último segundo.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, não escondeu a satisfação pela elevada qualidade dos espetáculos, que espelham de forma evidente o excelente trabalho que tem sido desenvolvido na Escola de Música da autarquia pradense. A instituição acolhe alunos de todas as idades, com um trabalho de grande proximidade junto dos mais jovens, contribuindo em simultâneo para a sua educação musical e para a sua formação integral enquanto cidadãos.

A este acompanhamento atento juntam-se vários predicados que contribuem para o desenvolvimento pessoal de todos os alunos, resultando em benefícios evidentes em vários domínios. O aumento da capacidade de concentração, a promoção do desenvolvimento intelectual, a capacidade de interagir em público (nos concertos internos os alunos atuam perante grandes plateias) e a capacidade de trabalho em equipa são apenas alguns exemplos das vantagens decorrentes da atividade musical, que surtirão efeito mais significativo quanto mais jovem for a idade em que o individuo comece a aprender.

A Escola de Música favorece uma forte relação com a comunidade, participando frequentemente em atividades de índole cultural, com atuações exímias, que são já sobejamente conhecidas em todo o concelho e em toda a região.