15 a 17 de junho. Música, tradição, desporto, gastronomia e muita animação nas Festas da Vila de Prado 2018!

Está tudo preparado para a edição de 2018 das Festas da Vila de Prado, que chega com bagagem para três dias (15 a 17 de junho) de convívio, alegria e muita animação. Música popular, fado, folclore, tradição, fogo de artifício, desporto, after-party e muito, muito mais, durante o evento que celebra o 27º aniversário da elevação de Prado a vila. A efeméride celebra-se a 20 de junho, mas, como é habitual, as festividades desenrolam-se no fim-de-semana mais próximo da data. As iguarias da gastronomia regional são outro dos destaques do cartaz, já que por esta altura o Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira) se transforma num autêntico festival de gastronomia regional. Nota de realce ainda para a transmissão em direto do jogo Portugal Espanha (16/06 – 18h00) com ecrã gigante.

Durante o fim de semana, o centro urbano da vila transforma-se num palco privilegiado para o encontro de amigos e conversas noite dentro. Proporciona a pradenses e visitantes momentos de lazer e diversão, que permitem também estreitar laços e fortalecer o espírito de comunidade. De realçar também o contributo das Festas na promoção e divulgação da Vila de Prado, atraindo todos os anos milhares de visitantes à margem direita do Cávado. Um investimento que permite impulsionar a economia local e a agenda cultural do concelho e de toda a região. As festividades são organizadas pela Junta de Freguesia da Vila de Prado, que conta com a colaboração de associações e coletividades locais. Vamos agora conhecer o programa em detalhe.

Ecrã gigante, música ao vivo e after-party

As hostilidades abrem logo com as emoções à flor da pele. Na sexta-feira, 15 de junho, a seleção das quinas defende as cores de Portugal contra a armada espanhola. Um encontro de titãs, que ganha um sabor ainda mais especial pela rivalidade histórica entre as duas nações. O embate vai ser transmitido em ecrã gigante no recinto, a partir das 18h00, onde se espera uma enorme onda de apoio à seleção nacional. Depois da partida, nada melhor para recuperar energias que as iguarias da gastronomia minhota ao dispor nas inúmeras barraquinhas de ‘comes e bebes’ espalhadas no pelo recinto. Mais tarde, a prata da casa mostra o seu valor e toma conta do serão com a magia dos espetáculos de música ao vivo. A atuação da Orquestra Ligeira da Escola de Música de Prado está marcada para as 21h30. Mas a festa não fica por aqui e, a partir das 23h30, a animação continua pela noite dentro no after-party com o DJ Tito Lopes.

Atividades para todos os gostos e idades

Sábado há atividades para todos os gostos e idades. O desporto rei dá o pontapé de saída para um dia bastante preenchido, com o 10º Torneio de Futebol 7 das Festas da Vila de Prado, organizado pelo Grupo Desportivo de Prado, que se desenrola no Parque de Jogos do Faial. O programa engloba também, durante todo o dia, uma Feira de Velharias, Colecionismo e Usados. A tarde essa é dedicada totalmente às crianças. Insufláveis, palhaços, pinturas faciais, balões e pipocas são alguns dos condimentos de uma receita que vai fazer as delícias da pequenada. A tarde infantil vai ter lugar no Largo de S. Sebastião, a partir das 15h00. Ao serão, a tradição ganha asas e voa nas danças e cantares tradicionais. O Festival de Folclore, organizado pela Casa do Povo da Vila de Prado, começa pelas 21h00 e leva ao palco o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado, a Associação Etnográfica e Cultural Rancho da Vila de Prado, o Rancho Folclórico de Valdosende – Terras de Bouro, o Rancho Folclórico de Salvador do Monte – Amarante e o Rancho Típico Serra da Lousã – Lousã.

Vários espetáculos musicais e uma majestosa sessão de fogo de artifício

No último dia, o talentoso e sobejamente conhecido Grupo Sérgio Mirra prepara-se para fazer ecoar os acordes da música tradicional portuguesa no centro urbano da Vila de Prado. Mais tarde, pelas 22h00, sobe ao palco a fadista pradense Teresa Baixo para uma atuação que se perspetiva profunda e emotiva. Depois, pelas 22h30, muda o figurino com a energia eletrizante da Banda “4 Men’s” a tomar conta do recinto, num espetáculo de música e comédia que promete colocar o público a vibrar do primeiro ao último minuto. A edição de 2018 das Festas da Vila de Prado encerra perto das 00h30, com uma majestosa sessão de fogo-de-artifício.