A tradição ainda é o que era. Festas da Vila de Prado atraíram milhares de pessoas ao coração da vila!

Na Vila de Prado a tradição ainda é o que era. A forte afluência popular é uma constante nos eventos mais acarinhados e aguardados do calendário pradense. Foi assim na Feira dos Vinte, no Carnaval, na Procissão dos Passos e no Ovo na Ponte. Assim foi também na edição de 2018 das Festas da Vila de Prado. De 15 a 17 de junho, o Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira) tornou-se um palco privilegiado para histórias e gargalhadas, encontro de velhos amigos e longas conversas pela noite dentro. Pradenses e visitantes conviviam nas barraquinhas de comes e bebes espalhadas pelo recinto, enquanto degustavam algumas das mais apreciadas iguarias da cozinha regional. Espaços explorados pelas associações locais, que encontram nas festividades uma oportunidade soberana para gerar fundos necessários para prosseguir o trabalho meritório que desenvolvem durante todo o ano.

Daí até ao palco, iam vários metros de animação e alegria. A ‘prata da casa’ mostrou que tem muito valor, como comprovaram os excelentes espetáculos de música ao vivo, protagonizados pela Orquestra Ligeira da Escola de Música da Vila de Pado, o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado, a Associação Etnográfica e Cultural Rancho da Vila de Prado, o grupo Sérgio Mirra e a fadista Teresa Baixo. À semelhança da música, o desporto também tem sido uma constante na história recente das festividades e 2018 não foi exceção. O X Torneio das Festas da Vila de Prado coloriu as bancadas do Parque de Jogos do Faial e trouxe à margem direita do Cávado emblemas de renome do futebol nacional para uma competição amigável muito bem disputada.

A atuação do grupo de música popular ‘4 Men’s’ foi outro dos pontos altos das Festas da Vila de Prado 2018. Um espetáculo divertido recheado de interação com o público, que vibrou do primeiro ao último minuto com as alegres e animadas melodias do grupo. A Feira Limpa-Sótãos (velharias, colecionismo e usados), estreia absoluta na Vila de Prado, também foi um sucesso. Entre mobília e bugigangas, artigos de decoração e adereços, colecionáveis e excedentes das garagens caseiras, não faltavam boas oportunidades de negócio para quem por ali passou. Nota de destaque ainda para o After-Party com o DJ Tito, a Tarde Infantil, o Festival de Folclore, o ecrã gigante para ver o jogo Portugal X Espanha e a sessão de fogo de artifício.

De realçar também o contributo das Festas na promoção e divulgação da Vila de Prado, atraindo todos os anos milhares de visitantes à margem direita do Cávado. Um investimento que permite impulsionar a economia local e a agenda cultural do concelho e de toda a região. As festividades são organizadas pela Junta de Freguesia da Vila de Prado, que conta com a colaboração de associações e coletividades locais.