Procissão foi um dos pontos altos das Festas em Honra de S. Tiago e Nossa Senhora dos Remédios

Andores floridos, dezenas de figurantes trajados a rigor e centenas de populares. A majestosa procissão palmilhou o caminho entre a Capela de S. Tiago e a Igreja Nova de Prado, regressando depois ao ponto de partida, e foi um dos pontos altos das Festas em Honra de S. Tiago e de Nossa Senhora dos Remédios, que decorreram de 25 a 29 de julho na Vila de Prado. Cerimónias religiosas e atividades recreativas caminharam lado a lado e permitiram a todos os pradenses e visitantes dias de grande dinâmica e boa energia.

Tudo começou no dia de S. Tiago, 25 de julho. Logo pela manhã, por toda a freguesia ecoavam várias canções alegres, de forma a toda a população sentir o calor de festa popular. Além da música gravada, esse dia contou com uma eucaristia em honra do Santo. A festa continuou no dia seguinte com muita animação e boa disposição proporcionados pelo Karaoke. Na sexta-feira (27 de julho), foi dia de receber o “menino da casa”, Rogério Braga, com a sua banda.  Uma atuação que muito acarinhada pela grande massa humana presente do recinto.

Sábado, a animação começou bem cedo com o Grupo dos Zés Pereiras ‘Banda da Alegria’, que percorrem todos os lugares da freguesia proporcionando ritmos bem fervorosos. Mais tarde, a animação da noite foi entregue ao famoso artista Pedro Cruz com um espetáculo verdadeiramente jovial. A deslumbrante sessão de fogo de artifício encerrou a noite.

Domingo, o último dia das festas (29 de julho), foi o mais recheado de iniciativas diversificadas. Depois da eucaristia em honra de S. Tiago, com a participação do Grupo de Jovens ‘Dar Mais’, a tarde foi longa e começou com a entrada da Fanfarra da Vila de Prado no recinto da capela. Seguiu-se um dos momentos mais aguardados, a Majestosa Procissão. Entre a Capela de S. Tiago e a Igreja Nova de Prado, o desfile apresentou os andores floridos, dezenas de figurantes trajados a rigor e centenas de pessoas que acompanharam a procissão.

Pelo fim da tarde, o Festival de Folclore ganhou expressão. As atuações da Associação Etnográfica e Cultural Rancho Folclórico da Vila de Prado, o Rancho Folclórico de Rabaçal (concelho de Penela, Coimbra), o Rancho Folclórico Associação Cultural de Gondifelos (V.N. de Famalicão) e, ainda, o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado deram muita música e dança ao público. A música voltou à noite com o cantor Ângelo Veloso, mais conhecido por Anjinho, com as suas hilariantes desgarradas à moda do Minho. A edição de 2018 das Festas em honra de S. Tiago e da Nossa Senhora dos Remédios na Vila de Prado cessou com a tradicional sessão de fogo de artifício.