Prado ao rubro na abertura oficial do Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem

A Vila de Prado recebeu, ontem (05 de setembro), um dos dias mais importantes na história atual da canoagem nacional e mundial. Tal como já aconteceu noutras competições, os melhores atletas da modalidade desfilaram do Largo de S. Sebastião até à Praia do Faial, em representação dos respetivos países, criando com as bandeiras e equipamentos um mar de cor que inundou as ruas da vila. A fanfarra e os ranchos locais ocuparam os primeiros lugares do desfile a tocar e cantaram alegremente as músicas tradicionais que tanto identificam a cultura minhota. Com a imagem da bandeira portuguesa à frente, apresentavam-se, logo a seguir, os elemtnos da organização nacional e internacional.

As ruas estavam repletas de pessoas que aplaudiam com grande entusiasmo a passagem dos atletas, vindos de 38 países, e que até chegavam a interagir verbalmente: “Vamos lá, força nuestros hermanos! (para os espanhóis), força Suécia, Dinamarca, Alemanha...”. No entanto, as grandes atenções estavam viradas para os atletas da casa, que marcaram a última posição da parada: “Vamos ganhar isto! Vocês são os nossos campeões”. O público, composto por pessoas de várias nacionalidades, acompanhou do início ao fim o grande momento de abertura e mostrou como a união entre povos diferentes é possível no mundo do desporto.

A Vila de Prado no topo do mundo

Na chegada às margens do rio Cávado prosseguiu-se à apresentação dos países de modo individual, fazendo meio círculo, para que toda a gente pudesse ver. Em uníssono, ecoou-se A Portuguesa com a mão ao peito.  Albano Bastos, como Presidente da Junta de Vila de Prado, começou as intervenções protocolares e deixou logo um grande agradecimento a todas as pessoas envolvidas da iniciativa. “Em nome de Prado, é com grande prazer e alegria recebemos esta competição. É, de facto, um grande orgulho termos aqui mais de mil atletas de vários pontos do Mundo!”, afirmou muito satisfeito.

Os discursos continuaram com o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem que se revelou realmente feliz pela concretização do evento: “Será, seguramente, um dos campeonatos melhores de sempre”. Reforçou também “o enorme esforço do Município de Vila Verde para que o seu nome fique perpetuado no mapa da canoagem mundial”.  Não deixou de parte o clube de canoagem local. “Não existem adjetivos para explicar o empenho e dedicação do Clube Náutico de Prado para o evento correr com grande qualidade! É um clube histórico na modalidade, um dos três grandes clubes da canoagem portuguesa, o clube com mais atletas olímpicos que deu a Portugal na canoagem”, palavras de Vítor Félix, que mereceram fortes aplausos dos espectadores.  

“Prado preparou um evento de 1ªclasse para os melhores atletas do mundo”

“Bem-vindos a Portugal, Bem-Vindos a Vila Verde”. Foi assim que António Vilela entrou para a tribuna. Depois dos agradecimentos às federações, internacional e nacional, e de todas as outras organizações, deixou claro que “estão reunidas as condições para que este campeonato do mundo seja um hino à canoagem”.  Para o Presidente do Município de Vila Verde é um privilégio viver esta espetáculo desportivo: “Enche-me de grande emoção, orgulho e alegria o facto de terem honrado Vila Verde e a Vila de Prado neste evento de excecional grandeza, com impacto à escala planetária”. Terminou convicto, dizendo que “tudo faremos para estar à altura do desafio...viva ao desporto, viva à canoagem”.

O desfecho das intervenções ficou a cargo do primeiro Presidente da Federação de Canoagem, Thomas Konietzko, que abriu oficialmente o Campeonato do Mundo de Maratona de Canoagem.  Além de considerar o Faial um “lugar lindo”, fez vários elogios ao local do evento: “Prado preparou um evento de 1ªclasse para os melhores atletas do mundo”. Formalmente, o evento fechou ao som do hino da canoagem. Depois, seguiram-se as atuações dos ranchos folclóricos, que mantiveram muitas pessoas pelo recinto.

Hoje e durante todo o fim de semana, serão realizadas várias provas com a participação de juniores e os seniores nas categorias k1,k2,c1 e c2. Também no mesmo recinto, na noite de sexta e sábado haverá espetáculos musicais com os artistas Sérgio Mirra, Rogério Braga, Isa de Castro e Miguel Oliveira e sessões de fogo de artifício.