Três dias de tradição e muita diversão na Festa das Colheitas de Prado

Animada, arrojada e com muita adesão. Foi, assim, que a Festa das Colheitas se apresentou na Vila de Prado. Incluída na alargada programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a iniciativa decorreu nos últimos dias do mês de setembro (28 a 30), nas imediações da igreja paroquial com um programa variado, abrangendo atividades ligadas à igreja e outras mais de entretimento e de convívio. O cartaz desta edição apresentou duas novidades com a participação do DJ Serafim Animações a fazer uma after party memorável e com a atuação da Escola da Banda de Música de Oliveira (Barcelos) a proporcionar momentos de mais alegria e descontração.

Além das atuações de grupos musicais e de folclore, o Desfile da Pequenada, o Cortejo e o Leilão das Colheitas são exemplos de iniciativas que ajudaram a atrair milhares de visitantes durante os três dias de festa. Como é habitual, a força da tradição agrícola manifesta-se em dois momentos chave, a recriação de uma desfolhada tradicional e de um magusto típico, sem esquecer a decoração das igrejas com os produtos do campo. A qualidade gastronómica foi também motivo de atratividade durante todo o fim de semana, com o recinto repleto de pessoas a degustar os sabores da cozinha tradicional. O arroz de feijão foi o prato principal, com pataniscas, panados e frango frito, entre outros, como acompanhamento.

Para o pároco da freguesia, João Alberto Correia, a Festas das Colheitas revelou-se um autêntico êxito.  “Estou verdadeiramente feliz. Está a ser um sucesso, a adesão popular está à vista. Sinto-me também ao mesmo tempo responsabilizado na medida que no presente e no futuro temos que encontrar soluções para este crescimento todo”, diz. O sacerdote acrescenta ainda que a missão foi cumprida: “Não há dúvidas que os objetivos foram amplamente atingidos. Acho que até que excedemos as expectativas. Aquilo que nos propúnhamos era juntar a comunidade e, partir daí, conseguirmos angariar fundos para muitos dos investimentos a nível paróquia”. A organização da Festa das Colheitas ficou a cargo da paróquia da freguesia, com o apoio da Junta de Freguesia da Vila de Prado e do Município da Vila Verde.