Prestes a arrancar a renovação total do Largo Antunes Lima na Vila de Prado!

Após a intervenção realizada no largo de S. Sebastião (conhecido por Largo da Feira), a requalificação urbana na Vila de Prado continua com a renovação total Largo Antunes Lima, uma empreitada orçada em mais de 400 mil euros anunciada recentemente pelo Município de Vila Verde. Também conhecido como Largo da Botica, o Largo Antunes Lima vai sofrer mudanças muito significativas.

O anfiteatro vai desaparecer, tornando o espaço mais amplo. Serão criados espaços verdes mais cuidados e plantadas várias árvores. O espaço recebe também um espelho de água e, ainda, o aprimoramento das pavimentações com a utilização de granito em cubos e/ou lajetas, em guias de lancis, rampas e caldeiras de árvores. Além disso, as ruas vão ser reconfiguradas com o trânsito a circular apenas num sentido. Apresenta-se, assim, um cenário verdadeiramente original, que pretende embelezar o local e torna-lo mais aprazível para pradenses e visitantes. Além disso, o objetivo da autarquia passa por desenvolver o comércio e os serviços locais e, naturalmente, cativar maior atenção por parte dos turistas. Está também em fase de projeto a requalificação do Largo comendador Sousa Lima, junto à Ponte de Prado.

Albano Bastos: É um espaço central, “queremos dinamizá-lo e embelezá-lo”

Para Albano Bastos, presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, o investimento revela-se extremamente importante para o desenvolvimento da vila: “Estamos a falar de um espaço que se encontra no centro de Prado. Queremos dinamizá-lo e embelezá-lo”. Logo a seguir, o autarca confessa que é um lugar que tem sinais de degradação e que, nos tempos de hoje, é um sítio muito procurado por pessoas que querem fazer o seu negócio “Ao longos dos anos, o Largo Antunes Lima tem manifestado uma deterioração visível e, agora, com o surgimento de lojas de comércio é a altura certa para darmos um novo aspeto e uma vista mais agradável a todos”, remata.

António Vilela: “Mudar a face da Vila de Prado”

O presidente do Município de Vila Verde está também muito satisfeito com a empreitada, mas admite que se trata de um projeto que merece uma atenção especial. “As intervenções em zonas com importância histórica, como é o caso do Largo Antunes Lima, defronte da secular Casa da Botica, revelam-se ainda mais exigentes e meticulosas, carecendo das autorizações das entidades competentes, mas vai ser agora possível dar continuidade à concretização de um ambicioso plano de requalificação urbana que vai mudar a face da Vila de Prado”, afirma António Vilela. A intervenção pelo Município de Vila Verde, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila de Prado.