Ovo na Ponte. Em noite de Páscoa, todos os caminhos vão dar à Ponte de Prado!

“Aquele que, à meia-noite do dia de Páscoa, sobre ela [Ponte de Prado] comer um ovo cozido, passará todo o ano sem ser acometido de dores de cabeça”, reza a lenda. Diz a voz do povo que as cascas do ovo devem ser lançadas sobre o leito do Rio Cávado para que se cumpra a profecia popular. A superstição dá o mote, mas foi no ambiente de amizade, alegria e celebração Pascal que a tradição do Ovo na Ponte ganhou raízes e extravasou as fronteiras da Vila de Prado e do concelho, mobilizando anualmente milhares de pessoas à ponte filipina. Para ‘empurrar’, habitualmente, os ovos são acompanhados por vinho verde ou champanhe. Em noite de Páscoa, a partir das 23h00, a multidão ruma à Ponte de Prado para encerrar com chave de ouro um dia de enorme simbolismo. A 21 de abril de 2019, todos os caminhos vão dar à Vila de Prado!

A Junta de Freguesia da Vila de Prado volta a apoiar a organização logística do evento com a ornamentação e iluminação da Ponte, o encerramento do trânsito e o stand de apoio com bebidas e ovos cozidos, localizado junto à Casa do Povo da Vila de Prado. De resto, como tem acontecido ao longo das décadas, a tradição fica entregue à iniciativa popular. À semelhança dos anos anteriores, espera-se uma bela moldura humana, composta por milhares de pessoas, para uma noite de tradição, amizade e convívio.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, sublinha a importância de manter vivas as tradições locais, que espelham e reforçam a identidade pradense, Por outro lado, o Ovo na Ponte tem atraído um número crescente de visitantes ao longo dos últimos anos, pelo que a tradição contribui também de forma categórica para a divulgação da freguesia e do concelho de Vila Verde, assumindo-se como um elemento diferenciador de promoção e valorização do território.

 

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA OVO NA PONTE 2018