Já arrancaram as obras de requalificação do Largo Antunes Lima e devem estar concluídas até ao final do ano!

O processo de requalificação do centro urbano da Vila de Prado, tornando-o mais aprazível e funcional para pradenses e visitantes, entrou numa nova fase. Hoje, 31 de maio, decorreu o lançamento da primeira pedra das obras de requalificação do Largo Antunes Lima, uma empreitada que deverá estar concluída até ao final do ano. O arranjo das estradas, a reabilitação da praça, a criação de espaços verdes, a instalação de ciclovias e novos espaços de usufruição serão feitas em conformidade com a relevância histórica de um espaço que alberga a Casa da Botica, um edifício construído no início do séc. XVIII. Uma intervenção em consonância com a anterior, no Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira), para modernizar de forma equilibrada e harmoniosa o centro da vila.

O evento contou com a presença do Vogal Executivo da Comissão Diretiva do PO Norte 2020, CCDR-Norte, Jorge Nunes, do Presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, do Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, do arquiteto que liderou o projeto, António Sá Machado, dos Vereadores do Executivo Municipal e de muitos pradenses. Antes das intervenções, tempo para uma pequena atuação da Associação Etnográfica e Cultural do Rancho folclórico da Vila de Prado.

António Sá Machado: "A melhoria e requalificação da qualidade espacial, estética e funcional do Largo e dos arruamentos que a confinam"

O arquiteto pradense António Sá Machado, responsável pelo projeto, explicou que a intervenção se integra no objetivo do Município de melhorar os espaços públicos da Vila de Prado, nomeadamente as praças centrais. O projeto foi criado em continuidade com a intervenção no Largo de S. Sebastião e tendo em conta a relevância histórica do espaço. A empreitada visa "a melhoria e requalificação da qualidade espacial, estética e funcional do Largo e dos arruamentos que a confinam". Foi desenhada com "regularidade ortogonal em ligação formal e espacial com o largo de S. Sebastião" e procura preservar "a escala e o caráter" da Casa da Botica. "Todo o desenho converge para a casa e ao mesmo tempo dela emana em métrica ritmos e matérias. Reconfigura os sentidos viários, elimina o trânsito e estacionamento em frente à casa da botica. Substituído por percurso pedonal pavimentado com lajeado de granito e cores semelhantes às existentes", frisou António Sá Machado.

Albano Bastos: "Um local de frescura no meio urbano, de beleza e modernidade arquitetónicas"

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado recebeu de braços abertos a requalificação do Largo Antunes Lima, uma obra que "representa mais um passo importante no sentido da concretização do plano integrado de regeneração urbana da Vila de Prado". Albano Bastos felicitou o Município de Vila Verde pelo empenho e determinação, fundamentais "para que hoje estejamos aqui a lançar a primeira pedra desta obra que visa tão simplesmente proporcionar a todos, pradenses e visitantes, um local de frescura no meio urbano, de beleza e modernidade arquitetónicas que irá, também, melhor enquadrar as construções envolventes". O autarca pradense sublinhou ainda a importância da requalificação do centro nevrálgico da vila no contexto concelhio e regional. "São intervenções que nos permitem reivindicar uma posição de relevo no contexto do concelho de Vila Verde condizente com o nosso passado. Uma Vila de Prado atrativa e bonita, que não terá nunca a intenção de virar costas ao concelho, bem pelo contrário, será uma mais-valia", afirmou, finalizando a intervenção com um apelo à união entre as freguesias para fazer um concelho forte.

Jorge Nunes: Governar o país como têm sido governadas as autarquias

O representante do Norte 2020 não poupou elogios ao trabalho desenvolvido pelo Município de Vila Verde. "Este presidente de Câmara e a sua equipa têm dado provas de capacidade, têm tido um papel muito afirmativo na captação de ajudas comunitárias para o desenvolvimento em diversificadas áreas. Não apenas na requalificação urbanística, mas também na eficiência energética, combate ao insucesso escolar, saneamento e desporto, entre outros. Apresenta um nível de captação de fundos comunitários particularmente elevado", recordou Jorge Nunes. O engenheiro fez ainda questão de ressalvar a importância das autarquias no desenvolvimento do país. "Em 2017, os municípios eram responsáveis por apenas 2% da dívida pública nacional, quase irrelevante, o resto está do lado da administração central e empresas públicas. Apesar de haver algumas exceções, se o país fosse governado como têm sido governadas as autarquias, diria que estaria a fazer um caminho com futuro mais sorridente e com maior esperança no futuro para os cidadãos. Parabéns ao Município de Vila Verde", concluiu.

António Vilela: "Elevar a atratividade e a competitividade do território concelhio"

O encerramento da sessão coube ao Presidente do Município de Vila Verde, que sublinhou a importância da intervenção no Largo Antunes Lima e o facto de ter sido desenvolvida em consonância e harmonia com o espaço circundante. António Vilela prosseguiu sublinhando que a obra surge na senda de uma estratégia de valorização e requalificação urbanística que atravessa o concelho. "A regeneração urbana é uma aposta consistente nesta como em outras freguesias do concelho de Vila Verde. Um conjunto de intervenções sócio-urbanísticas em locais com infraestruturas e equipamentos já obsoletos e principalmente com manifesta ineficiência, pouco ou nada atrativos, como sucedia com o equipamento que se encontrava na zona central deste Largo", referiu, acrescentando que continuam a ser desenvolvidas intervenções nas mais diversificadas áreas. "O elevado investimento que está a ser feito, no concelho de Vila Verde, na requalificação do parque escolar, na regeneração urbana, no alargamento da rede de saneamento básico e, numa próxima fase, na requalificação das vias de comunicação, é fundamental para elevar a atratividade e a competitividade do território concelhio", referiu o edil, anunciando ainda a retoma da empreitada de saneamento básico da Vila de Prado para a próxima terça-feira e a abertura na próxima semana das propostas rececionadas no âmbito do concurso para a requalificação da Praça Com. Sousa Lima (Jardim da Ponte) e ruas adjacentes.

Boas notícias, pois, para a Vila de Prado que inaugurou hoje, sexta-feira, a iluminação do Largo de S. Sebastião e a iluminação das Festas da Vila de Prado, que acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de junho.