Ação de limpeza das margens dos rios Cávado e Homem marcada para 29 de junho

A página de Facebook Desassossego Ambiental está a organizar uma jornada de limpeza das margens dos rios Homem e Cávado, em diferentes pontos distribuídos pelo concelho de Vila Verde. A ação terá lugar no próximo dia 29 de junho, entre as 09h00 e as 17h00, e na Vila de Prado o encontro está marcado para a Pista de Pesca. Uma excelente atividade que visa diminuir o prejuízo ambiental resultante da incúria do ser humano, com efeitos nefastos para a saúde e qualidade de vida das populações, e a sensibilização da população para o efeito. A coordenação das atividades no local estará a cargo das Guias de Prado.

“O objetivo da campanha de limpeza das margens do rio Homem e rio Cávado é a sensibilização da população que frequenta este curso de água e os seus afluentes, para a mudança de hábitos, nomeadamente a deposição de lixo junto às margens dos cursos de água, que se não for recolhido acabará por ser arrastado pelas correntes”, avança a organização da iniciativa.

RECOMENDAÇÕES:

- Os participantes devem utilizar roupa e calçado confortáveis e recomendamos o uso de luvas;

- A recolha limita-se a resíduos pequenos (embalagens, plásticos, papeis, etc…);

- Os resíduos de maior dimensão (móveis, pneus, eletrodoméstico) devem ser registados com referência à sua localização para posterior recolha pelos serviços camarários;

- A recolha de lixo não deve ser feita em locais de difícil acesso que possam colocar em risco a segurança das pessoas;

- As ações a desenvolver não incluem o corte de vegetação.