Proteção Civil coloca distrito de Braga em alerta vermelho até sexta-feira!

A Autoridade de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) declarou alerta vermelho no distrito de Braga até à próxima sexta-feira, 6 de setembro, devido ao risco extremo de incêndio rural. Às temperaturas elevadas que se vão fazer sentir (mais de 30º celsius) até ao final da semana, soma-se o vento (moderado a forte) e a baixa humidade do ar, condições que aumentam exponencialmente o risco de incêndios rurais e a dificuldade no combate a eventuais fogos. A decisão teve por base as informações disponibilizadas pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

            Por este motivo, a Autoridade de Emergência e Proteção Civil recomenda a adoção de atitudes preventivas e recorda que, durante todo o período crítico (1 de julho a 30 de setembro), é expressamente proibido:

  • Fazer queimadas extensivas sem autorização
  • Fazer queima de amontoados sem autorização
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais
  • Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas
  • Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de risco máximo
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes

A ANEPC relembra ainda que o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização do Município. Além disso, é obrigatória a utilização de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão nos veículos de transporte pesados e um ou dois extintores de 6 kg, consoante o peso máximo.