Medidas implementadas pela Junta de Freguesia da Vila de Prado para prevenção do Covid-19

Como já é do conhecimento público, a Junta de Freguesia da Vila de Prado implementou, no passado dia 13 de março, algumas medidas de contingência para prevenir a propagação da pandemia do novo coronavírus e proteger a saúde pública. Recordamos que, desde essa data e por prazo indeterminado, as feiras realizadas na freguesia (Feira Semanal, Feira de Velharias e Feira de Produtos Hortícolas) estão canceladas, o WC público no edifício do Quiosque de Prado está temporariamente encerrado e as atividades desportivas e de lazer sob alçada da Junta de Freguesia estão igualmente suspensas.

O atendimento ao público na sede da Junta de Freguesia da Vila de Prado passa a funcionar em horário reduzido, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e só é permitida a entrada a uma pessoa de cada vez. Para questões não urgentes, apelamos que utilizem preferencialmente o contacto telefónico 253 925 048 ou o email geral@jfviladeprado.pt.

Tal como acontece de norte a sul do país, a decisão de suspensão das feiras vem no sentido de proteger do vírus, quer a população quer os vendedores, e minimizar o risco de contágio.

Estes eventos, em especial a Feira Semanal, são um grande atrativo para pessoas da freguesia e de regiões vizinhas. Numa altura em que é imperativo diminuir o contacto social ao máximo, é a medida que se impõe.

Outra medida de contenção contempla o WC localizado no edifício do Quiosque de Prado, por se tratar de um equipamento público, onde qualquer pessoa, infetada ou não pelo vírus Covid-19, pode entrar. Não sendo possível assegurar uma desinfeção permanente que afaste completamente a possibilidade de contágio, foi determinado o encerramento temporário desta instalação.

É com algum constrangimento que tomamos esta resolução, pois estamos cientes da utilidade do equipamento. No entanto, e atendendo à recomendação governamental para que todos se mantenham resguardados em casa, concluímos que o WC encerrado terá mais utilidade no que toca à saúde pública.

Informamos ainda que todas as atividades desportivas e recreativas que decorrem na Junta de Freguesia da Vila de Prado, como o karaté, aulas de música e ballet, entre outras, encontram-se suspensas.

Por último, o horário de atendimento ao público no gabinete da Junta foi reduzido, passando a funcionar somente das 14h00 às 17h30, durante a semana. De modo a garantir a segurança de funcionários e fregueses, só é permitida uma pessoa de cada vez.

Para questões não urgentes, apelamos que utilizem preferencialmente o contacto telefónico 253 925 048 ou o email geral@jfviladeprado.pt.

Todas estas medidas têm o objetivo de conter a propagação do Covid-19 e proteger a população, no entanto só terão impacto se cada um fizer a sua parte.

Apelamos para que não saiam de vossas casas se não for estritamente necessário, mantenham o distanciamento social devido e estejam atentos aos conselhos da Direção Geral de Saúde.

Travar esta pandemia depende de nós e da nossa força enquanto comunidade. Contamos convosco!

 

COVID -19, o que é?

Nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-COV-2), que pode causar infeções respiratórias graves, como a pneumonia.

 

Quais são os sintomas?

Febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória) e cansaço são os sintomas principais, semelhantes aos da gripe, que podem evoluir para uma doença mais grave como a pneumonia. O período de incubação, até que a doença se manifeste vai de 2 a 14 dias, segundo as últimas informações publicadas.

 

Como se pode transmitir? 

O vírus é transmissível de pessoa a pessoa, através das gotículas respiratórias dos infetados, que se espalham com a tosse, espirros ou fala, e podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz e olhos de quem esteja próximo. O contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado, seguido de contacto com a boca, nariz ou olhos também proporciona a transmissão.

 

Como se proteger a si e às pessoas que o rodeiam?

-     Manter a distância social

-     Lavar as mãos com frequência 

-     Evitar tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos

-     Adotar medidas de etiqueta respiratória (tapar o nariz e boca ao espirrar ou tossir, utilizar sempre um lenço de papel ou braço e nunca as mãos e deitar o lenço no lixo)

-     Evitar frequentar locais com grandes aglomerados de pessoas 

 

É necessário utilizar máscara?

Segundo as informações divulgadas pelo SNS, as máscaras só devem ser utilizadas em casos de pessoas com sintomas de infeção respiratória, suspeitos de infeção por COVID-19 e por pessoas que prestem cuidados a estes doentes.

 

O que fazer em caso suspeito de infeção?

Contactar o sistema de saúde através da Linha SNS 24 (808 24 24 24).