‘Ovo à Janela 2020’. Este ano a tradição celebra-se em casa

O estado de emergência nacional decretado devido ao surto de covid-19 impede que se cumpra a emblemática tradição do ‘Ovo na Ponte’, que anualmente atrai milhares de pessoas à Vila de Prado. Mas não é uma pandemia que vai apagar a chama da tradição pradense. Na impossibilidade de juntar a família e os amigos no tabuleiro da velha ponte filipina sobre o Cávado, este ano, come-se o ovo à janela.

O ‘Ovo à Janela 2020’ é uma iniciativa encabeçada por dois pradenses, Ângelo Araújo e Manuela Barbosa, que lançaram o convite à população para que à meia-noite do domingo de Páscoa, 12 de abril, vá à janela, varanda ou jardim de casa comer o tradicional ovo cozido. A situação que vivemos trouxe alterações profundas, mas “há algo que jamais mudará: a nossa identidade, a identidade pradense”, sublinham.

Todos os anos, a Junta de Freguesia da Vila de Prado apoia a iniciativa com vários aspetos de logística, a divulgação do evento e a criação de um álbum fotográfico para eternizar uma das noites mais aguardadas do calendário pradense. Desta vez, só será possível com o vosso apoio. Enviem-nos a vossas fotografias a comer o ovo em casa, através do Facebook da Junta ou do e-mail rp@jfviladeprado.pt, para que possamos também este ano criar memórias coletivas e juntar a comunidade de forma simbólica num álbum fotográfico que será partilhado na página da Junta de Freguesia.

As raízes da tradição são bastante antigas. Diz a voz do povo que “aquele que, à meia-noite do dia de Páscoa, sobre ela [Ponte de Prado] comer um ovo cozido, passará todo o ano sem ser acometido de dores de cabeça”. As cascas devem depois ser lançadas sobre as águas do Cávado para que se cumpra o bom agoiro. A superstição ajuda à festa, mas foi no ambiente de amizade, alegria e celebração Pascal que o ‘Ovo na Ponte’ ganhou raízes e extravasou as fronteiras da Vila de Prado e do concelho. Para ‘empurrar’, habitualmente, os ovos são acompanhados por vinho verde ou champanhe.

Fique em casa, coma o ovo à janela e ajude a manter viva uma tradição que já faz parte da identidade pradense!