Os estabelecimentos de restauração e bebidas podem voltar a abrir portas já no próximo dia 18 deste mês. Para minimizar o risco de transmissão da COVID-19 nestes espaços, a DGS publicou um conjunto de medidas a adotar, dentro das quais se destaca a redução da capacidade máxima de cada estabelecimento, assegurando o distanciamento físico recomendando de 2 metros. A utilização de áreas exteriores (esplanadas) deve ser privilegiada sempre que possível, bem como o serviço de take-away. As mesas não devem ter decoração e as ementas individuais são substituídas ou adaptadas para facilitar a desinfeção.
Saiba mais sobre as medidas apresentadas e perceba o que vai mudar quando se deslocar a estes estabelecimentos:
- A disposição das mesas e das cadeiras deve garantir uma distância de, pelo menos, 2 metros entre as pessoas. Os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior
- Não modificar a orientação das mesas e das cadeiras. Isto deve ser feito somente pelos colaboradores, mantendo sempre as distâncias
- É recomendando o agendamento prévio para reserva de lugares
- Lugares em pé e operações ‘self-service’, como buffets, são desaconselhados
- Os proprietários devem desinfetar com frequência (pelo menos seis vezes por dia) todas as zonas de contacto frequente, como mobiliário, terminais de pagamento e ementas
- Higienização das mãos, com solução à base de álcool ou água e sabão, à entrada e saída do estabelecimento
- Utilização de máscaras por funcionários e clientes. Os clientes podem retirá-la durante a refeição e recomenda-se que não toquem em superfícies e objetos desnecessários
- Dar preferência ao pagamento eletrónico e à utilização de espaços exteriores, como esplanadas, bem como ao serviço de take-away.
- Nos pedidos ou pagamento ao balcão, caso se forme uma fila de espera, é importante manter a distância
- A circulação das pessoas para as casas de banho deve ser feita em circuitos, de modo a manter a distância entre quem está sentado nas mesas
- Os motivos decorativos nas mesas devem ser retirados
- Substituir as ementas individuais por opções que não impliquem o manuseamento por parte dos clientes (placas manuscritas ou digitais) ou adotar ementas de uso único (impressas nas toalhas de mesa descartáveis) ou ementas plastificadas e desinfetadas após a utilização
- Garantir uma boa ventilação e renovação do ar em todas as áreas do restaurante
- Utensílios como pratos, copos e talheres devem ser colocados na mesa na presença do cliente que os vai utilizar
Para mais informações, consulte o documento oficial da Direção-Geral da Saúde: https://bit.ly/35PdqGB