COVID-19. Missas regressam hoje com normas para prevenir o contágio

Recordamos que as celebrações religiosas presenciais regressam hoje, 30 de maio, com regras impostas pela Direção-Geral da Saúde para prevenir a propagação da pandemia de COVID-19.

As igrejas terão lotação reduzida e lugares marcados, os fiéis devem desinfetar as mãos à entrada e saída, utilizar máscara durante as celebrações e evitar o contacto com símbolos, outros objetos e superfícies, bem como saudações que impliquem contacto físico.

Na Vila de Prado, as igrejas abrem 30 minutos antes das celebrações e o critério para o seu preenchimento (a acontecer de cima para baixo) é a ordem de chegada. Como a lotação será reduzida, o número de celebrações foi alargado. Haverá uma equipa de acolhimento para orientar os fiéis nesta fase de adaptação.

Pessoas que integrem os grupos de risco, com mais de 65 anos ou patologias associadas (ver AQUI), são aconselhadas a “assistirem às celebrações através de meios de transmissão alternativos ou a optarem por horários em são menos frequentadas”.

Se apresentar sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19 não deve frequentar os locais de culto. Ligue para a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou outras linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito e proceder de acordo com as indicações fornecidas.

 

1. Capacidade das Igrejas

Atendendo à regra do distanciamento social, as igrejas da Vila de Prado apresentam a seguinte capacidade:

- Igreja Paroquial: 130 lugares + Grupo Coral

- Igreja Matriz: 45 lugares + Grupo Coral

Todos os Grupos Corais passam a cantar no Coro Alto, espaço que lhes será inteiramente reservado.

As Igrejas abrem 30 minutos antes das celebrações e o critério para o seu preenchimento (a acontecer de cima para baixo) é a ordem de chegada.

É obrigatório o uso de máscara (teremos à venda para quem eventualmente se esquecer) e a desinfeção das mãos (antes de entrar na Igreja e antes de comungar).

2. Horário das celebrações

Dado que a lotação das Igrejas se torna muito mais reduzida, aumentaremos o número das celebrações, passando a apresentar os seguintes horários:

Sábado

18h: Igreja Matriz (começa no dia 6 de junho)

19h: Igreja Paroquial

Domingo

8h: Igreja Matriz

10h: Igreja Paroquial

12h: Igreja Paroquial

19h: Igreja Paroquial

3. Equipas de acolhimento

Cada celebração conta com uma equipa de acolhimento constituída por 6 pessoas, cujas orientações devem ser escrupulosamente observadas.

 

Regras gerais para o público:

a. Cumprir as orientações de entrada e saída e a marcação dos lugares do local de culto.

b. Desinfetar as mãos com solução à base de álcool à entrada e à saída do local de culto e,

quando necessário, durante a celebração.

c. Manter a distância recomendada de 2 metros entre pessoas não-coabitantes durante a

celebração, à entrada e à saída do local de culto.

d. Suspender saudações com contacto físico (por exemplo: aperto de mão, beijo ou abraço) e o contacto com símbolos, outros objetos e superfícies.

e. Usar máscara facial durante a celebração, sempre que possível. A máscara é

uma medida adicional de prevenção de transmissão, deve ser utilizada adequadamente e associada ao distanciamento de 2 metros, a uma adequada etiqueta respiratória e à

higienização das mãos.

f. Evitar os momentos ou refeições de convívio antes e após o culto.

g. Respeitar o dever especial de proteção e evitar frequentar as celebrações em que se

preveja um maior número de pessoas, se faz parte de um grupo de risco.