Avistou um ninho de vespas ‘asiáticas’? Saiba como proceder

As vespas velutinas, também conhecidas por vespas asiáticas, são uma espécie predadora de outras vespas e abelhas, registando também ataques graves a seres humanos, que em alguns casos se têm revelado fatais.

Por esse motivo, e com o objetivo de agilizar a capacidade de intervenção nesta área, a Câmara Municipal de Vila Verde, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, criou uma plataforma online para o efeito https://bit.ly/32LhQgM

Basta aceder ao site e pode registar qualquer ninho que encontre. A plataforma pretende acrescentar valor ao processo de combate à vespa velutina, de modo a sinalizar o maior número possível de ninhos para que os bombeiros possam atuar em tempo útil.

Como reconhecer um ninho de vespa ‘asiática’

Os seus ninhos podem ter entre 5 a 80 centímetros de diâmetro, forma redonda ou em pera, e são feitos, regra geral, em árvores altas, em áreas urbanas e rurais. Caso aviste um, é importante que este seja sinalizado e destruído.

As vespas velutinas apresentam grandes dimensões, a cabeça preta e face laranja/amarelada, corpo castanho escuro ou preto, delimitado por uma faixa fina amarela e um segmento abdominal quase todo amarelado/alaranjado.