Cuidado com o aquecimento! Saiba como evitar incêndios e intoxicações

Janeiro chegou e trouxe com ele uma vaga de frio. Com as temperaturas lá fora a descerem, nada como aconchegar a casa e acender lareiras, aquecedores, braseiras ou salamandras.

Mas, por detrás do conforto e calor destes equipamentos de aquecimento, estão escondidos vários perigos que podem ser fatais. Saiba o que fazer para evitar incêndios e intoxicações com gestos que podem salvar vidas:

- Não saia de casa nem durma com aquecedores ligados (ou qualquer outra fonte de calor)

- Em divisões com lareiras ou aquecedores a gás, deixe sempre uma porta aberta para ventilar o espaço. O monóxido de carbono é um gás sem cor nem cheiro, cuja inalação pode ser letal

- Afaste da fonte de calor objetos que possam provocar um incêndio (roupa, mantas, mobília, cortinas, etc.)

- Se tem lareira, coloque-lhe uma proteção para evitar a projeção de partículas incandescentes

- Nunca deite fora cinza enquanto está quente. Ao entrar em contacto com o restante lixo pode iniciar um incêndio

- Não coloque a tubagem/chaminé de salamandras perto de materiais inflamáveis, já que esta atinge altas temperaturas

- Substitua as mangueiras e redutores utilizados nos aquecedores a gás. Estes equipamentos têm uma vida útil e devem ser trocados para evitar situações de libertação de gás

- Certifique-se que a instalação elétrica da habitação está em boas condições

 

Em SOS:

- A intoxicação por monóxido de carbono pode começar a manifestar-se através de náuseas, dores de cabeça, sonolência e tonturas. Esteja atento a estes sinais de alerta e não hesite em contactar o 112, se necessário. Areje o local e desligue todos os aparelhos que podem estar na origem do acidente.

- Em caso de incêndio que já esteja fora de controlo, feche a porta desse compartimento e abandone o local, aguardando pelos bombeiros fora de casa.

Proteja-se do frio do inverno, mas sem correr perigo!