Feira dos Vinte. Tradição mantém-se viva através das redes sociais

Este ano, a secular Feira dos Vinte não se vai realizar. A hipótese avançada no final de 2020 pelo presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, é agora um dado adquirido. 

O agravamento da situação epidemiológica, com o aumento galopante do número de contágios, impõe o cancelamento do certame, mas não há pandemia que apague a chama da tradição pradense.

Assim, vamos aproveitar as novas tecnologias para (re)viver a Feira dos Vinte. Durante a semana de 18 a 24 de janeiro, a página de Facebook da Junta de Freguesia da Vila de Prado vai ser inundada por um mar de publicações relacionadas com o certame. 

A feira ganhou o nome por se realizar no dia 20 de janeiro de cada ano e a sua importância histórica é incontornável, já que remonta ao reinado de D. Dinis, no longínquo século XIV. Além da antiguidade, de ressalvar que em tempos idos era em Prado que se definia o preço do gado para o resto do ano, conforme as trocas e vendas da Feira dos Vinte. 

A pecuária (sobretudo gado bovino e cavalar) mantém-se na génese de uma feira que se foi adaptando para atravessar os séculos e sobreviver à erosão do tempo. Este ano, vamos (re)viver a genuína tradição pradense através das redes sociais. 

Esperamos que no próximo ano possamos voltar a encher o Largo de S. Sebastião para momentos de grande simbolismo, convívio, animação, música e boa gastronomia. Até lá, proteja-se. Juntos vamos ultrapassar esta crise!