Clube Naútico Prado é vice-campeão nacional de maratona em canoagem

O Clube Náutico de Prado sagrou-se vice-campeão nacional de maratona, durante o passado fim de semana, 12 e 13 de junho. A remar em casa, os pradenses brilharam no espelho de água do Cávado e voltaram a colocar a Vila de Prado nos patamares mais elevados da canoagem nacional com um total de 196 pontos. 

O resultado acabou por ser insuficiente para revalidar o título conquistado em 2020, que desta vez escapou para o rival de Ponte de Lima, com 238 pontos. O Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, com 190 pontos, repetiu o terceiro lugar do pódio.

A Praia Fluvial do Faial, espaço de imensa beleza natural, viu o treinador e atleta da casa, José Ramalho, conquistar mais um título de Campeão Nacional de Maratona em K1 Seniores. Venceu ainda o título nacional K2 Seniores, ao lado de Ricardo Carvalho. Em C2, nota de realce para o terceiro lugar alcançado pela dupla André Giesteira / Gonçalo Silva Oliveira.

Na prova de K1 Seniores Femininos, Maria Rego Gomes conquistou a medalha de prata. Nas canoas, Ana Afonso e Daniela Braga ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Na prova coletiva, C2, duas duplas pradenses subiram ao pódio. Daniela Braga / Márcia Faria garantiram a prata e Ana Afonso / Francisca Costa Martins o bronze. Já em juniores, destaque para as medalhas de ouro e bronze de Beatriz Ferreira Gonçalves, em C2 e C1.

Nos Veteranos A, Silvestre Pereira obliterou a concorrência (quase 4 minutos para o 2º) e carimbou a medalha de ouro em C1. Destaque também para a medalha de bronze em Veteranos C K1 conquistada por Manuel Gomes. E depois repetida no K2 de José Barbosa / João Barbosa.

Com cerca de 300 canoístas inscritos em representação de 33 clubes, a edição de 2021 do Campeonato Nacional de Maratona, com organização da Federação Portuguesa de Canoagem e do Clube Náutico de Prado, ficou marcada pelas restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de Covid-19.

Voltou também a contar com o apoio da Junta de Freguesia da Vila de Prado. Deixamos uma palavra de agradecimento a todos os intervenientes por mais uma bem-sucedida organização de evento desportivo em tempo de pandemia. Aos pradenses por colaborarem com as restrições impostas na praia durante o fim de semana. E ao Clube Náutico de Prado por fomentar a prática desportiva, elevar o nome da Vila de Prado e continuar a ser uma referência nacional e internacional da modalidade.