Vila de Prado. 30ª aniversário da elevação a vila

Amanhã, 20 de junho, celebra-se o 30º aniversário da recuperação da categoria de vila para a Vila de Prado.

Para assinalar a data, preparámos algumas surpresas para as próximas semanas. Fiquem atentos. Começamos com um breve resumo histórico para recordarmos as nossas raízes.

➡️ Império Romano. A Vila de Prado, dada a sua localização estratégica próxima de "Bracara Augusta" e local de passagem da estrada militar que ligava a cidade à de Astorga, constituiu, aquando da dominação romana, um importante foco populacional. Para tal terá contribuído também a natureza argilosa do seu solo, visto nessa época proliferar a indústria cerâmica. 

➡️ Século X. Prado era dominado pelos condes de Portugal que, no dizer de Serra Nevada, era "uma família muito importante e poderosa que teria sido gerada no Solar de Salas, no Monte do Córdova, ou Santo Tirso". 

➡️ Século XII. Prado surge como um centro nevrálgico, alvo de várias doações feitas pelo fundador da nação ao Arcebispo de Braga, D. Paio Mendes, como recompensa pelos serviços prestados no âmbito da reconquista cristã. 

➡️ Século XIII. Nas inquirições afonsinas de 1220, a terra ou julgado de Prado englobava um conjunto de 16 freguesias, tão vasto que abrangia todo o território até às imediações de Barcelos. Foi provavelmente a proeminência de tão extenso território que motivou D. Afonso III a conceder-lhe foral em 1260.
Século XVI. D. Manuel conceder-lhe-ia outra Carta de Foral, em 1510, tendo como donatários os Condes de Prado, cujo primeiro titular foi D. Pedro de Sousa, contemporâneo do duque de Bragança, D. Jaime. 

➡️ Século XIX. Estudos aprofundados da revolta da Maria da Fonte aludem à eclosão de uma rebelião na Vila de Prado, a 15 de abril de 1846, aquando da queima dos papéis da décima, vulgo" papeladas dos cabrais", em virtude da ditadura férrea de Costa Cabral. Pensa-se que em consequência da referida revolta, o concelho de Prado foi extinto a 24 de outubro de 1855, juntamente com os de Penela, Vila Chã e Pico de Regalados.