Primeira Pedra de novas instalações da Casa do Povo

Lançamento da primeira pedra da creche e serviço de apoio domiciliário da Casa do Povo da Vila de Prado

Este novo projecto da Casa do Povo, a ocorrer por altura da celebração dos 80 anos da sua existência, é considerado pela direção como o maior passo da sua história (uma nova creche com capacidade para 78 crianças).

A nova creche ficará localizada na Praça Comendador Sousa Lima e terá capacidade para 78 crianças até aos três anos, permitindo também instalar o serviço de apoio domiciliário (SAD).

O presidente da instituição, Armandino Carvalho, disse que a obra vai permitir “resolver um problema grave” de falta de vagas disponíveis para crianças, sendo um projeto “muito importante” para a Casa do Povo.

Na mesma linha, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, garantiu tratar-se de um “dia muito feliz” para a Vila de Prado e para todo o concelho ao ver surgir mais uma obra de cariz social.

Albano Bastos, presidente da Junta da Freguesia da Vila de Prado, começou por comparar as funções das Casas do Povo quando foram criadas, isto há cerca de 90 anos, com as de agora.

“Dantes, tinham como função defender os interesses dos trabalhadores agrícolas, assegurando-lhes a previdência social. Actualmente, as actividades das Casas do Povo consistem, principalmente, no apoio a idosos e a crianças, na ocupação dos tempos livres e na promoção do convívio entre a população”, informou o autarca.

Referente ao momento hoje ali vivido, Albano Bastos disse ser “com satisfação e orgulho que estamos a participar no lançamento da primeira pedra de novas instalações que duplicarão a oferta da componente creche e permitirão oferecer às populações do sul do concelho uma resposta em termos de apoio domiciliário a idosos e acamados”.

FINANCIAMENTO REFORÇADO

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que destacou a importância da obra e anunciou um reforço de 20% da contribuição atribuída pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Na última reprogramação do PRR, a nossa primeira preocupação foi defender o reforço das comparticipações atribuídas a cada obra, uma vez que os preços totais cresceram, devido a várias contingências. Não conseguimos o valor que pedimos a Bruxelas, que era 30%, mas conseguimos 20%”, disse a Secretária de Estado.

A Secretária de Estado respondeu assim ao desafio lançado por Armandino Carvalho e reiterado por Júlia Fernandes, que pediram um reforço do financiamento atribuído no âmbito do PRR.

Segundo o presidente da Casa do Povo de Prado, a construção da creche representa um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, tendo obtido uma comparticipação de 598 mil euros. A instituição vai recorrer a um empréstimo bancário e a capitais próprios para pagar a obra.